Businessman walking around confusion and chaos on a straight easy path and journey to success as a business metaphor for leadership solution to financial challenges.

O caminho para a liderança é longo, tortuoso, exige muito, mas é recompensador.

Utilizei uma analogia para exemplificar a trajetória para você se tornar um líder.

Comece engatinhando

Correr é a última etapa do desenvolvimento da parte motora de uma criança.

Você não saiu correndo da noite pro dia, existe um caminho até chegar a este ponto, um processo, e o início deste processo é quando você começa a engatinhar.

Tudo isso é um processo natural e que está dentro de nós, seres humanos.

Em todas as etapas da nossa vida, há algo maior que nos impulsiona a tomar decisões que nos levarão para frente, em busca de nossa missão aqui.

O engatinhar é a primeira etapa importante que temos que enfrentar. É ali que somos impulsionados a ir em busca do que queremos, nos esforçando e lutando contra a gravidade e os obstáculos que parecem enormes.

Engatinhar é uma etapa fundamental para o desenvolvimento das habilidades que teremos no futuro.

Pular a fase de engatinhar aumenta a probabilidade de a criança apresentar dificuldades futuras, principalmente na leitura, escrita e cálculos.

Algumas crianças pulam esta etapa, mas isso poderá acarretar dificuldades no futuro.

Vantagens de engatinhar

  • Ajuda a Desenvolver alguns grupos musculares importantes (mãos, ombros e braços), fortalece ligamentos e trabalha articulações importantes que são fundamentais para o desenvolvimento da escrita e coordenação;
  • A criança aperfeiçoa habilidades visuais. Essas competências serão empregadas no momento de ler e escrever;
  • É uma nova etapa do desenvolvimento neurológico. O movimento repetitivo permite que o cérebro controle processos cognitivos, como a concentração, a compreensão e a memória.
  • Vai fortalecer a coluna, o equilíbrio e aprimorar a coordenação motora geral, antes de andar. A coordenação entre o hemisfério esquerdo e o direito do cérebro é trabalhada, e o bebê processa a visão e o movimento ao mesmo tempo. Assim, ele se prepara melhor para ficar em pé, caminhar, correr e praticar esportes.
  • Constrói autoconfiança para tomar as primeiras decisões. Aprende quando desacelerar, ir mais rápido e quando investigar os obstáculos em seu caminho.

Muitas quedas pelo caminho

Depois desse longo período de aprendizado, a criança começa a tentar seus primeiros passos.

Mais um grande desafio, pois você está começando a conhecer o seu corpo, suas capacidades, seus limites, suas habilidades, e então começa a colocar tudo isso em prática.

Para aprender a andar, foram necessárias várias quedas, alguns machucados e quem sabe muitas cicatrizes.

Se você tivesse desistido no primeiro, segundo ou terceiro desafio, hoje você ainda estaria engatinhando. Você não podia desistir.

Aliás, já pensou que esta palavra nem sequer existia no seu vocabulário naquela época? Uma criança não sabe o que isso significa.

Tudo o que eles querem, eles insistem e encontram uma maneira de conseguir. Como diria Anthony Robbins “Sua atitude define sua altitude”.

Nesta fase você se colocou à prova, testou seus limites, teve muita resiliência, acreditou e se engajou no seu objetivo.

Correr para Liderança

Agora levanta e corre

A última etapa é correr. Pronto, agora você está livre.

Pode sentir o vento no rosto.

Pode fugir de alguém ou pode correr em direção a alguém.

Agora você pode pular, pode sair sem destino e pode controlar o seu destino.

As possibilidades são inúmeras.

Mas você reparou que, apesar de ser o seu objetivo principal, esta etapa foi a mais fácil que você já enfrentou?

Você já não cai mais por falta de habilidades ou de desenvolvimento muscular. Você já desenvolveu tudo o que precisava nas etapas anteriores.

Você cai sim, mas agora por causa de seus comportamentos.

Cai quando se desconcentra, perde o foco, ou então quando é arrogante e acha que não precisa de ajuda, que você pode superar qualquer obstáculo sozinho.

Qualquer semelhança não é mera coincidência

Pois é, esta é a analogia com o caminho da liderança.

Primeiro você precisa de autoconhecimento (fase de engatinhar). Saber seus pontos fortes, suas fraquezas, suas motivações, valores, crenças, seus sabotadores e suas preferências comportamentais.

Agora você precisa se testar, testar seus limites. Precisa ser líder de si mesmo antes de liderar outras pessoas.

Conhecer seus gatilhos (o que te faz gerar certos comportamentos e hábitos), desenvolver inteligência emocional, se engajar, ser resiliente, persistir, cair e levantar quantas vezes forem necessárias para dominar a arte de liderar a si mesmo.

As duas etapas anteriores são fundamentais para nos tornarmos pessoas de sucesso.

Liderar os outros é uma escolha, e se você decidir ser um líder, tenho certeza que isso lhe trará uma satisfação única.

Caso resolva não dar este passo, está tudo bem também. Liderar pessoas não é para todos. Exige muita dedicação, paixão, humildade, disciplina, coragem e grande capacidade de abrir mão de ser o centro de tudo.

Não são todas as pessoas que têm essa vontade dentro de si e a chave do sucesso é saber o que realmente te faz feliz.

Lembre-se que em todas as etapas, desde engatinhar até correr, tivemos ajuda, e isto não é diferente no caminho para se tornar um líder.

Pirâmide Marco Viotti

Toda semana eu publico textos que te ajudarão a passar por essas etapas de forma clara e consciente. Se você gostou desse material, deixe seu comentário abaixo.

Também deixo a total liberdade de me sugerir temas que você gostaria que eu abordasse em próximas publicações.

Me siga nas redes sociais para podermos manter aberto este canal de interação e troca de informações.

A chave do sucesso reside no autoconhecimento. Clique aqui e conheça o Método DiSC para um entendimento mais completo do padrão de comportamento que rege sua vida pessoal e profissional.

Marco é Coach Executivo, Coach de Carreira e Sócio Administrador de uma empresa na área da saúde e uma empresa de treinamentos. Sua missão é desenvolver habilidades, competências e comportamentos para que líderes e futuros líderes alcancem seu verdadeiro potencial através de uma transformação positiva e permanente para eles, suas equipes, amigos e familiares.

Comments

comments

© 2019 Marco Viotti